domingo, 30 de maio de 2010

Missa da Santíssima Trindade - Trecho da Homilia do Padre Fernando

Deus desde o princípio organizou o mundo, Ele construiu uma casa, um lugar para todos nós seus filhos. Temos um só Deus, Todo Poderoso. Porém o mesmo se divide em três formas iguais de amar. O Pai é o Criador do mundo e de tudo o que existe; o Filho é o Salvador e Redentor da humanidade e o Espírito Santo é o Santificadoe e Consolador de todo o povo cristão. Já dizia Santo Agostinho: "O Pai é o Eterno Amante, o Filho é o Eterno Amado, o Espírito Santo é o Eterno Amor, assim o Eterno Amante (Pai) ama o Etermo Amado (Filho)".
É Preciso conhecer Deus, para depois pôder amá-lo de todo o coração e com toda a nossa fé. Quanto mais eu amo a Deus, mais eu o entendo, mais e o compreendo.
Que todos nós possamos ainda mais seguir, confiar e esperar no nosso Deus, que é Trino na forma de Amar, mas é Uno em seu existir.
Veja as fotos a Celebração da Santa Missa!





























quinta-feira, 27 de maio de 2010

Missa da Graça

Neste Mês Mariano, a celebração da Missa da Graça foi no dia 26 de maio; os patrocinadores desta noite mariana foram: a RCC, Pastoral da Juventude, Ministério de Música, Catequese e Acólitos.
Um grande número de pessoas participaram desta celebração com muita fé, alegria e amor por Jesus, nosso Salvador e por sua Mãe Santíssima, a qual este mês celebramos os louvores dedicados a ela.
A Missa da Graça em seus momentos de grande emoção, nos proporciona um profundo e intenso encontro pessoal com o Nosso Senhor e Deus, Jesus Cristo.
Veja as fotos desta linda Celebração Eucarística!










































































































































PASCOM em Ação

Os jovens que fazem parte da PASCOM  de Machados estão realizando todos os dias na Rádio Machados FM (98.5) o Programa Entardecer com Cristo.
Veja a atuação deles e quem são os locutores do programa, olhe as nossas fotos.

Jany (Coordenadora da Pascom)













Rosimar (Vice-Coordenador da Pascom)













Jacilene (Jacy) e Maria Aparecida (Cida)













Samuel Moura













Tayná e Letícia













PASCOM: ANUNCIAMOS JESUS!!!

Papa Bento XVI, Escolhido por Deus

Após a Celebração da Festa de Pentecostes, que é a data de aniversário da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, lembramo-nos do nosso Sumo Pontífice, o Papa Bento XVI, tão querido e amado por todos os fiéis católicos do mundo inteiro.
Foi através da unção do Espírito Santo de Deus sobre os cardeiais de todo o mundo, ao qual estavam reunidos no Conclave de 2005, para a eleição do novo Papa, que seria o sucessor de João Paulo II. Pela graça do Deus Altíssimo, o nome divulgado foi o do Cardeal Joseph Ratzinger, que escolheu o nome de Bento XVI em homenagem ao último papa que adoptou o nome Bento, que foi o italiano Giacomo della Chiesa, entre 1914 e 1922. Conhecido como o "Papa da paz", Bento XV tentou negociar a paz durante a 1ª Guerra Mundial. O seu pontificado foi marcado por uma reforma administrativa da igreja, possuindo um caráter de abertura e de diálogo. Além disso, Bento XVI sempre foi muito ligado espiritualmente ao Mosteiro Beneditino de Schotten, perto de Rastibona, na Baviera, região onde ele nasceu. Atualmente o Papa Bento XVI é o Pastor de toda a Igreja Católica e já fazem 5 anos que ele assumiu a Cátedra de São Pedro, o primeiro papa da nossa Igreja.

domingo, 23 de maio de 2010

(Festa de Pentecostes) - Trecho da homilia do Padre Fernando

O Espírito Santo vence o medo! Depois da ressurreição de Jesus, o medo dos discípulos não desapareceu repentinamente. Mas eis que no Pentecostes, quando o Espírito Santo pairou sobre eles, eles saíram sem temor e começaram a anunciar a todos a Boa Nova! Vede, então, queridos irmãos e irmãs: onde entra, o Espírito de Deus afasta o medo; faz-nos conhecer e sentir que estamos nas mãos de uma Onipotência de Amor: aconteça o que acontecer, o seu amor infinito não nos abandona! Demonstram-no a coragem dos mártires e a audácia dos missionários. Demonstra-o a história da Igreja: não obstante os limites e pecados dos homens, a Igreja continua a atravessar o oceano da história, impelida pelo sopro do Espírito e animada pelo seu fogo purificador! Não tenhais medo! Que o Espírito Santo de Deus habite e faça morada em nossos corações.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Espírito Santo de Deus

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o Espírito Santo é a "Terceira Pessoa da Santíssima Trindade". Quer dizer, havendo um só Deus, existem nele três pessoas diferentes: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta verdade foi revelada por Jesus em seu Evangelho. O Espírito Santo coopera com o Pai e o Filho desde o começo da história até sua consumação, quando o Espírito se revela e nos é dado, quando é reconhecido e acolhido como pessoa. O Senhor Jesus no-lo apresenta e se refere a Ele não como uma potência impessoal, mas como uma Pessoa diferente, com seu próprio atuar e um caráter pessoal.
Pelo Espírito Santo nós podemos dizer que "Jesus é o Senhor", quer dizer para entrar em contato com Cristo é necessário Ter sido atraído pelo Espírito Santo. Mediante o Batismo nos é dado a graça do novo nascimento em Deus Pai por meio de seu Filho no Espírito Santo. Porque os que são portadores do Espírito de Deus são conduzidos ao Filho; mas o Filho os apresenta ao Pai, e o Pai lhes concede a incorruptibilidade. Portanto, sem o Espírito não é possível ver ao Filho de Deus, e sem o Filho, ninguém pode aproximar-se do Pai, porque o conhecimento do Pai é o Filho, e o conhecimento do Filho de Deus se alcança pelo Espírito Santo.
O Espírito Santo com sua graça é o "primeiro" que nos desperta na fé e nos inicia na vida nova. Ele é quem nos precede e desperta em nós a fé. Entretanto, é o "último" na revelação das pessoas da Santíssima Trindade. O Espírito Santo coopera com o Pai e o Filho desde o começo do Desígnio de nossa salvação e até sua consumação. Somente nos "últimos tempos", inaugurados com a Encarnação redentora do Filho, é quando o Espírito se revela e nos é dado, e é reconhecido e acolhido como Pessoa.
Paráclito: Palavra do grego "parakletos", o mediador, o defensor, o consolador. Jesus nos apresenta ao Espírito Santo dizendo: "O Pai vos dará outro Paráclito" (Jo 14,16). O advogado defensor é aquele que, pondo-se de parte dos que são culpáveis devido a seus pecados os defende do castigo merecido, os salva do perigo de perder a vida e a salvação eterna. Isto é o que Cristo realizou, e o Espírito Santo é chamado "outro paráclito" porque continua fazendo operante a redenção com a que Cristo nos livrou do pecado e da morte eterna.
Espírito da Verdade: Jesus afirma de si mesmo: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14,6). E ao prometer o Espírito Santo naquele "discurso de despedida" com seus apóstolos na Última Ceia, diz que será quem depois de sua partida, manterá entre os discípulos a mesma verdade que Ele anunciou e revelou.
O Paráclito, é a verdade, como o é Cristo. Os campos de ação em que atua o Espírito Santo são o espírito humano e a história do mundo. A distinção entre a verdade e o erro é o primeiro momento de tal atuação.
Permanecer e atuar na verdade é o problema essencial para os Apóstolos e para os discípulos de Cristo, desde os primeiros anos da Igreja até o final dos tempos, e é o Espírito Santo quem torna possível que a verdade sobre Deus, o homem e seu destino, chegue até nossos dias sem alterações.

Extraído do site: www.acidigital.com/fiestas/pentecostes/espiritusanto


terça-feira, 18 de maio de 2010

Celebrando Pentecostes

O Grupo de Oração Resgate de nossa paróquia no próximo dia 22 de maio para celebrar o Dia de Pentecostes, fará um momento de louvor, pregação da Palavra, oração e uma vigília depois da Celebração da Santa Missa.
A vivência da oração e da escuta da Palavra de Deus, torna-nos pessoas melhores e mais capazes de anunciar com amor e fé o Evangelho de Jesus. A unção do Espírito Santo em nossas vidas, proporciona a cada um de nós um novo ânimo, pois estamos cheios e abastecidos da graça de Deus, só assim, assumimos verdadeiramente a nossa missão evangelizadora.
Sintam-se todos convidados a participar deste momento de cura, libertação e de um profundo derramamento do Espírito Santo sobre nós.
Jesus espera por você!!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Maria: Intercessora por Excelância

O evangelista conta que Jesus foi a uma festa de casamento, juntamente com sua mãe e seus discípulos. Vindo a faltar água, Maria mostra sua face de mãe que se preocupa com a festa dos noivos. E movida por seu espírito intercessor, pede a Jesus que encontre uma solução. Jesus parece não se importar muito pois afirma: “Mulher, que nos importa a mim e a ti isso? Ainda não chegou a minha hora.” Mas Nossa Senhora tem certeza de que sua intercessão encontrará resposta e diz aos criados: “Fazei tudo o que Ele vos disser.” É a face de mestra que agora se revela. E Jesus realiza seu primeiro milagre, transformando a água em vinho. Mais que um milagre que salvou a festa, é o sinal da alegria, da esperança e do novo reino que Jesus veio anunciar. Aos pés da cruz, Jesus entregou Maria como nossa mãe. E assim como intercedeu nas bodas de Caná, ela continua intercedendo por nós junto a seu Filho. E também para nós – como mestra na fé – Maria nos convida a fazermos sempre a vontade de seu Divino Filho. A cada um de nós ela dirige as mesmas palavras: “Fazei tudo o que Ele vos disser.” Maria é honrada com vários títulos e, no Brasil, é amada como Aparecida. São muitos os títulos mas é a mesma pessoa, Nossa Senhora, a mãe de Jesus e nossa. Recorramos a ela para que interceda por nós junto a seu Filho. E manifestemos nossa devoção e nosso amor por ela com celebrações, atos de piedade, cantos e outras formas. Mas não esqueçamos que a principal devoção é imitar as suas virtudes e responder, com atitudes concretas, a seu insistente convite: “Fazei tudo o que Ele vos disser.” Participe das noites marianas em nossa Igreja Matriz de São Sebastião, nossa Mãe do Céu merece a nossa homenagem e nosso amor.

Extraído do saite: www.catequisar.com.br

Padres: Homens Necessários


Outro dia li num folhetim que recebi do CENTRO DE PASTORAL POPULAR este título: PADRES, HOMENS NECESSÁRIOS. Na verdade, esta é uma afirmação do Papa João Paulo II, quando falava ao clero de Roma em novembro de 1978.
Magníica, forte e intrigante expressão: "Padres, Homens necessários." Permitam-me, discorrer um pouco mais. Não que falte alguma "letra' naquilo que o Papa pronunciou; mas como "homem necessário" que sou, sinto que o desejo e a obrigação me impelem a ir além. Porque quando alimento este desejo estou sempre no aguardo de saborear o novo, o belo, o mistério do não dito.
O padre é homem necessário! Necessário aos homes, à humanidade! Não como aquele que trabalha meio período. Como "funcionário do Sagrado". Mas como quem dá testemunho. Testemunho que faz criar laços de vida no emaranhado de teias que se encontram tantas vidas.
Penso que ser PADRE NECESSÁRIO é também ser ponte. É ser necessário para RELIGAR, UNIR, RESTAURAR O QUE ESTÁ DANIFICADO. Quantas são as vidas que estão desligadas de significado? Afastadas de onde nunca deveriam ter saído? Quebradas na sua dignidade?
Quantas pessoas se reencontram e se reconstroem a partir de um abraço, de uma palavra bendita, de uma presença,de um testemunho, por meio de um gesto solidário, de uma celebração restauradora. Não pelos méritos do sacerdote, mas pelos de Cristo. Não pela sua voz, mas pela de Cristo. Não pelas suas mãos, mas pelas de Cristo.
Por nós mesmos não seríamos nada. Já dizia Madre Tereza de Calcutá:
" Não sou nada, sou apenas um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja. Por mais imperfeitos que sejamos, Ele escreve magnificamente">
Não é bonito pensar o Sacerdócio assim também, irmãos?! Agora, se está parecendo ao mundo que não somos necessários "isso significa que devemos começar a dar um testemunho mais claro". Só então tomaremos consciência de quanto o mundo precisa de nós.
Escrito por: Padre Fernando Nivaldo Batista - Coordenador da PASCOM na Diocese de Nazaré

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O que é Pascom?


Pascom nasce do desenvolvimento da conjugação entre a importãncia dos meios de comunicação, estratégias da comunicação e o processo de comunicação no ambito da evangelização. Evangelizar, para a Igreja, é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer meio e latitude, e pelo seu influxo transformá-las a partir de dentro e tornar nova a própria humanidade:

· “Porque, se eu anuncio o Evangelho, não é para mim motivo de glória, é antes uma obrigação que me foi imposta: ai de mim, se eu não evangelizar!” (1 Cor 9,16)

A Pascom se insere na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, mas para dar maior comunicação às outras pastorais e seu conjunto: é suporte para as outras pastorais, a Igreja.

È atividade de salvação de Jesus Cristo de onde vem toda a atividade da Igreja, que tem como tarefa de alcançar todos os seres humanos para que possam obter a Vida para sempre.

Querendo indicar em sintese a expressão PASCOM na perspectiva de uma consciência teológica, precisa chamar a relação mútua de: comunicação-promoção humana e espiritual. Somos tanto mais humanos, quanto mais cresce a nossa capacidade pessoal de comunicação.

Uma pastoral que não tem o grau da verdadeira comunicação é destinada a não alcançar o seu objetivo.


O nosso objetivo é anunciar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo!!!

Programa Entardecer com Cristo

Todos os dias de segunda a sexta-feira, das 17:30 as 18:00h na Rádio Machados FM 98.5, realiza-se o Programa Entardecer Com Cristo, idealizado pela PASCOM da Paróquia de São Sebastião de Machados - PE.

Membros da PASCOM que realizam o programa:

Segunda-Feira: Janiely Pimentel
Terça-Feira: Letícia e Tayná
Quarta-Feira: Maria Aparecida e Jacilene Silva
Quinta-Feira: Padre Fernando, Janiely e Samuel Moura
Sexta-Feira: Rosimar Gabriel e Cidinha

Esteja sempre atento(a) aos nossos programas, pois através deles você escuta a Palavra do Senhor e eleva o seu espírito a estar em sintonia com Deus por meio de belas músicas que são tocadas especialmente para você e toda sua família.

PASCOM: ANUNCIAMOS JESUS!!!

Criação da PASCOM na Paróquia de São Sebastião



No dia 26 de abril de 2010, através do desejo do nosso pároco Padre Fernando Nivaldo que é o Coordenador Diocesano da PASCOM, criou-se em nossa paróquia a Pastoral da Comunicação, com o intuito de evangelizar a nossa cidade pelos meios de comunicação: rádio, boletins informativos, jornais e internet.
Desses meios de comunicação já estamos atuando com um programa diário na Rádio Machados FM 98.5 que tem como nome: Entardecer com Cristo, que vai ao ar das 17:30 as 18:00h.
Criamos também na internet uma conta no orkut (saite de relacionamentos) e um blog para a nossa paroquia:
ORKUT DA PASCOM: pascom.machados@hotmail.com
BLOG DA PARÓQUIA: paroquiamachados.blogspot.com
Escute o nosso programa e visite o nosso orkut e blog!!!

Editado por: Rosimar Gabriel - Vice-coordenador da Pascom de Machados

Mês Mariano em nossa Paróquia

Nossa comunidade paroquial está vivenciando o Santo Mês Mariano, são 31 noites de louvores a Mãe de Deus e Nossa Mãe, Maria Santissíma.
Neste mês a nossa Igreja expressa todo o amor, carinho, devoção e fé que temos pela pessoa de Nossa Senhora. Todas as noites em nossa Igreja Matriz de São Sebastião acontece a recitação do Santo Terço e depois a celebração da Santa Missa. Nas comunidades da zona urbana e da zona rural também estão rezando e celebrando os louvores em honra da Nossa Mãe a Virgem Maria.
Venha você também participar das noites marianas em nossa paróquia.
Nossa Mãe do Céu ficará feliz com sua presença!!!
















































sábado, 8 de maio de 2010

História da Nossa Fé

A primeira festa em honra do Glorioso Mártir São Sebastião em nossa cidade foi em 1918 e até hoje todo o povo machadense participa com muita fé e devoção da grandiosa procissão em honra do nosso querido padroeiro. A primeira igreja foi construída pelo sr. Manoel João Rodrigues do Nascimento, fundador do nosso município, e os restos mortais do mesmo estão sepultados no interior desta capela. No ínicio a capela foi dedicada a São Sebastião, depois da construção da Igreja Matriz a capela tem como padroeira Nossa Senhora de Fátima. Esta capela é considerada a "Igreja Mãe de nossa cidade", pois foi o primeiro templo elevado para expressar a fé católica em nossa cidade. Nesta capela todas as quintas-feiras o Santíssimo Sacramento está exposto o dia inteiro para a adoração dos fiéis.