terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia dos Avós é também o dia de São Joaquim e Santa Ana

Com alegria celebramos hoje a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant'Ana. Em hebraico, Ana exprime "graça" e Joaquim equivale a "Javé prepara ou fortalece". Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant'Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora.
Sant'Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus. O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant'Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça.
A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.

São Joaquim e Sant'Ana, rogai por nós!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Posse do Padre Joaquim

Neste último dia 20 de julho de 2011, recebemos em nossa paróquia a visita do nosso Bispo Diocesano Dom Severino Batista de França, que veio em virtude da posse do nosso novo pároco Padre Joaquim Lino de Castro Neto. 
Na Celebração Eucarística contamos com a presença de muitos padres do nosso clero e até de outras dioceses, várias religiosas de diversas congregações estavam presentes neste momento histórico para toda a nossa comunidade paroquial. 
Muitos visitantes marcaram presença nesta Santa Missa, como por exemplo: a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Chã de Alegria, a Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Aliança, a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Parto de Buenos Aires, a Paróquia da Catedral de Nazaré e a Paróquia de Santo Amaro de Taquaritinga do Norte (terra natal do Padre Joaquim).
Foi uma belíssima celebração, onde todos os presentes louvavam e glorificam o Santo Nome do Senhor Jesus por grandes feitos em favor do seu povo. Todos os paroquianos de São Sebastião se felicitaram muito em receber o nosso novo pastor que nos conduzirá ao caminho de Cristo e guiados pela luz das SagradasEscrituras. Toda a comunidade paroquial homenageou o Padre Joaquim com uma composição de uma paródia feita pelo sr. Manoel Barbosa de Oliveira, sacristão da nossa Igreja Matriz, todas as pessoas presentes na assembléia se alegraram para a verdadeira emoção do pároco empossado.
Vejam as fotos desta celebração:






































segunda-feira, 18 de julho de 2011

Festa de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Grupo de Oração Resgate

São Simão Stock: nobre e santo
 

Simão nasceu no ano de 1165 no castelo de Harford, no condado de Kent, Inglaterra, em atenção às preces de seus piedosos pais, que uniam a mais alta nobreza à virtude. Alguns escritores julgam mesmo que tinham parentesco com a família real.
Sua mãe consagrou-o à Santíssima Virgem desde antes de nascer. Em reconhecimento a Ela pelo feliz parto, e para pedir sua especial proteção para o filhinho, a jovem mãe, antes de o amamentar, oferecia-o à Virgem, rezando de joelhos uma Ave-Maria. Bela atitude de uma senhora altamente nobre!
O menino aprendeu a ler com pouquíssima idade. A exemplo de seus pais, começou a rezar o Pequeno Ofício da Santíssima Virgem, e logo também o Saltério. Esse verdadeiro pequeno gênio, aos sete anos de idade iniciou o estudo das Belas Artes no Colégio de Oxford, com tanto sucesso que surpreendeu os professores. Foi também nessa época admitido à Mesa Eucarística, e consagrou sua virgindade à Santíssima Virgem.
Perseguido pela inveja do irmão mais velho, e atendendo a uma voz interior que lhe inspirava o desejo de abandonar o mundo, deixou o lar paterno aos 12 anos, encontrando refúgio numa floresta onde viveu inteiramente isolado durante 20 anos, em oração e penitência.
 

A Grande Promessa: não irás para o fogo do inferno
 

Se a bula papal aplacara momentaneamente o furor dos inimigos do Carmelo, não o fizera cessar de todo. Depois de um período de calmaria, as perseguições recomeçaram com mais intensidade.
Carente de auxílio humano, São Simão recorria à Virgem Santíssima com toda a amargura de seu coração, pedindo-Lhe que fosse propícia à sua Ordem, tão provada, e que desse um sinal de sua aliança com ela.
Na manhã do dia 16 de julho de 1251, suplicava com maior empenho à Mãe do Carmelo sua proteção, recitando a bela oração por ele composta, Flos Carmeli. Segundo ele próprio relatou ao Pe. Pedro Swayngton, seu secretário e confessor, de repente “a Virgem me apareceu em grande cortejo, e, tendo na mão o hábito da Ordem, disse-me:
“‘Recebe, diletíssimo filho, este Escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno’” .
Essa graça especialíssima foi imediatamente difundida nos lugares onde os carmelitas estavam estabelecidos, e autenticada por muitos milagres que, ocorrendo por toda parte, fizeram calar os adversários dos Irmãos da Santíssima Virgem do Monte Carmelo.
São Simão atingiu extrema velhice e altíssima santidade, operando inúmeros milagres, tendo também obtido o dom das línguas; entregou sua alma a Deus em 16 de maio de 1265.
 

O Grupo de Oração Resgate de nossa cidade no início de sua fundação os membros que deram início ao movimento carismático sentiu no coração a forte devoção a Nossa Senhora com o título de Mãe do Carmo, por isso ela ficou sendo a primeira padroeira deste Grupo.
Vejam as fotos do Tríduo que foi realizado em homenagem à Mãe e Senhora do Carmo: