quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Agenda Paroquia Desta Semana

Quinta-Feira (27-09-2012)

*Adoração ao Santíssimo Sacramento o dia inteiro na Igreja Mãe (Capela Nossa Senhora de Fátima) e celebração da Santa Missa às 19:00h. 
*Procissão da Bandeira de Santa Terezinha, saindo da Igreja Mãe às 19:00h e celebração da Santa Missa às 20:00h na capela da Comunidade de Santa Terezinha.

Sexta-Feira (28-09-2012)


*Missa na Comunidade de Santa Terezinha às 19:30h, celebrando o 2º Dia do Tríduo em honra de sua padroeira.

Sábado (29-09-2012)

*Missa da Graça na Comunidade
de Santa Terezinha às 19:30h, celebrando o 3º Dia do Tríduo em honra de sua padroeira.

Domingo (30-09-2012)


*Não haverá celebração da Santa Missa na Igreja Matriz às 10:00 e nem às 19:30h, por motivo de realização de eventos públicos no pátio da Igreja.

*Missa na Cohab (Capela São João Batista) às 08:00h.
*Procissão do andor de Santa Terezinha, saindo da Igreja Mãe às 18:30h e celebração da Santa Missa de enceramento da Festa de Santa Terezinha às 19:30h na capela da comunidade. 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Quem São os Irmãos de Jesus?

Esta é uma das passagens preferidas daqueles que gostam de diminuir Maria. Aqui, Jesus afirma que Sua mãe e os irmãos d’Ele são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática. Não podemos entrever, nas palavras de Jesus, um desprezo à Sua mãe. Antes, Jesus sabia que não houve uma mulher que fosse tão fiel às palavras de Deus, Seu Pai, senão Maria. Portanto, Jesus exalta aqueles que escutam a Sua Palavra e a põem em prática, a ponto de igualá-los à pessoa que Ele mais tem consideração no mundo: a Sua mãe.
É para mim e para você que Ele dirige esta bem-aventurança. Se nós escutarmos e pusermos em prática Seus ensinamentos, faremos parte da família d’Ele. E “fazer parte da família” implica dizer que teremos os mesmos direitos, os mesmos bens e os mesmos deveres.
Para aqueles que se questionam se Maria teve outros filhos ou não, quero levá-los a meditar no termo “irmão”. No idioma falado naquela região, na época de Jesus, era utilizado para designar irmão ou primo.
“Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso?”(Mateus 13,55-56). A Sagrada Escritura nos dá claros indícios dos supostos “irmãos de Jesus”. Não eram filhos da mãe de Jesus, mas parentes em sentido amplo. A palavra grega Adelphoi, que nos Evangelhos é traduzida por “irmãos”, é equivalente ao vocábulo bíblico e semita “Ah” que significa “parentesco em geral”.
Tanto em aramaico como em hebraico, o termo “Ah” não designa somente os filhos dos mesmos genitores, mas também os primos ou parentes mais distantes, devido a pobreza vocabular dessas línguas, como pode ser observado em Gênesis 13,8-14; 29,12.15; 31,23; I Crônicas 23,21-23; II Crônicas 36,10; II Reis 36,10; I Samuel 20,29; Juizes 9,23.
A certeza é que ela concebeu Jesus virgem e permaneceu virgem após o parto inexplicavelmente (mistério de fé); após sua morte, ela subiu aos céus sem pecado. O próprio Catecismo da Igreja Católica considera o ato sexual, no matrimônio, uma bênção de Deus. Considera José como castíssimo esposo. No entanto, a nossa visão de castidade é um pouco distorcida: castidade não significa abstinência sexual, mas a vivência da sexualidade de forma sensata e coerente, respeitando o tempo de viver cada etapa da vida.
A união com Jesus não se acontece por vínculos de sangue ou raça, mas pela união ao amor misericordioso do Pai que vem libertar e trazer vida a todos os homens e mulheres. Frequentemente, as famílias se fecham em torno de tradições e de interesses particulares, até excludentes. Jesus amplia um conceito tradicional e hermético de família para um conceito aberto e solidário, com uma dimensão universal. Na medida em que a família se comprometa com “o fazer a vontade do Pai” ela se abre à partilha, à solidariedade e à acolhida aos mais excluídos e empobrecidos, sem preconceitos e com amor.
Jesus indica, assim, o parentesco espiritual que O liga ao povo que resgatou. Os Seus irmãos e irmãs são os homens santos e as mulheres santas que tomam parte com Ele na herança celeste. A Sua mãe é toda a Igreja, porque é ela quem, pela graça de Deus, gera os membros de Jesus Cristo. Sua mãe é também toda a alma santa que faz a vontade do Pai e cuja caridade fecunda se manifesta naqueles que gera para Ele, até que Ele mesmo neles seja formado (Gl 4,19).
Maria é, certamente, a mãe dos membros do Corpo de Cristo, isto é, de nós mesmos, porque, pela sua caridade, cooperou para gerar, na Igreja, os fiéis que são os membros do corpo místico de Jesus.

Padre Bantu Mendonça (Extraído do Site da Canção Nova)

Festa de São Pio de Pietrelcina (Padroeiro da Comunidade da Rua Antonio Emídio)

Francisco Forgione (O Santo Padre Pio) nasceu no seio de uma humilde e religiosa família, no dia 25 de maio de 1887 as 5 da tarde, hora em que os sinos da Igreja tocavam para chamar a todos os fiéis a honrar a Virgem Santíssima em seu mês.Padre Pio nasceu em uma pequena aldea do Sul da Itália, chamada Pietrelcina, uma pequena vila na província de Benevento.
Seus pais, Horacio Forgione e Maria Giuseppa de Nunzio Forgione, ambos agricultores, encomendaram a proteção de seu recém nascido a São Francisco de Assis, por esta razão lhe batizaram com o nome de Francisco no dia seguinte de seu nascimento. O padre Pio, quando era ainda um bebê, chorava desconsoladamente ao desagrado que seu pai que não conseguia descansar pela noite pelo forte e constante pranto, seu pai dizia que "ao bebê nunca lhe acabava o ar".
Uma vez que se encontrava com seu pai sozinho em casa, este não pode agrada-lo para que parasse de chorar e o jogou na cama exclamando: "Parece que o diabo houvesse nascido em minha casa". Relata o padre Pio que desde esse preciso momento, nunca mais voltou a chorar
A família Forgione vivia no setor mais pobre de Pietrelcina. Francisco foi pobre, mas como ele mesmo diria mais adiante, nunca precisou de nada. Os valores eram diferentes naquela época; um menino se considerava feliz se tivesse o básico para viver. Foi um menino muito sensível e espiritual.
Alguns dons extraordinários de Padre Pio era:
Discernimento extraordinário: a capacidade de ler os corações e as consciências.
Profecia: pode anunciar eventos do futuro.
Curas: curas milagrosas pelo poder da oração.
Bilocação: estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Perfume: o sangue de suas estigmas tinham fragrância de flores.
Estigmas: Recebeu os estigmas no dia 20 de setembro, 1918 e os levou até sua morte 50 anos depois (23 de setembro, 1968).
Os médicos que observaram os estigmas do padre Pio não puderam fazer cicatrizar suas chagas nem dar explicação delas.Calcularam que perdia um copo de sangue diário, mas suas chagas nunca se infectaram.O Padre Pio dizia que eram um presente de Deus e uma oportunidade para lutar para ser mais e mais como Jesus Cristo Crucificado.
O Senhor o chamou a receber o premio celestial no dia 23 de Setembro de 1968, tinha 81 anos. Durante 4 dias seu corpo foi exposto ante milhares de pessoas que formavam uma enorme coluna que não teve interrupção até o momento do funeral, ao qual assistiram mais de cem mil pessoas. Milhões visitam sua tumba na Cripta do Santuário de Nossa Senhora das graças em São Giovani Rotondo. O numero de peregrinos continua aumentando. Os preliminares de sua causa se iniciaram em Novembro de 1969. Foi declarado venerável no dia 18 de Dezembro de 1997. Beatificado no dia 2 de maio de 1999.
Tão grande foi a multidão na missa de beatificação que ocuparam a Praça de São Pedro e toda a Avenida da Conciliação até o rio Tiber sem serem estes lugares suficientes.
Milhões além disso o contemplaram pela televisão no mundo inteiro. Foi canonizado no dia 16 de junho de 2002. Sua beatificação e sua canonização foram as de maior assistência na historia. A praça de São Pedro e seus arredores não puderam conter as multidões. O Padre Pio é um poderoso intercessor e os milagres continuam se multiplicando.
Aqui em nossa paróquia existe uma capela dedicada a este santo de tão grande intercessão por cada um de nós, assim sendo, esta capela está construída na Rua Antonio Emídio, onde no dia 21 deste mês deu-se início ao Tríduo Festivo e no dia 24 ocorreu a celebração da Santa Missa na residência de Dona Nair que é Ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística. 
Este celebração contou com a participação de muitas pessoas da comunidade e de outras comunidades vizinhas.
Vejamos algumas fotos deste acontecimento em honra à São Pio de Pietrelcina:




























































segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Festa de Nossa Senhora das Dores (Padroeira da Comunidade da Chã do Vento)

Foi o Papa Pio X que fixou a data definitiva de 15 de Setembro, conservada no novo calendário litúrgico, que mudou o título da festa, reduzida a simples memória: não mais Sete Dores de Maria, mas menos especificadamente e mais oportunamente: Virgem Maria Dolorosa. Com este título nós honramos a dor de Maria aceita na redenção mediante a cruz. É junto à Cruz que a Mãe de Jesus crucificado torna-se a Mãe do corpo místico nascido da Cruz, isto é, nós somos nascidos, enquanto cristãos, do mútuo amor sacrifical e sofredor de Jesus e Maria. Eis porque hoje se oferece à nossa devota e afetuosa meditação a dor de Maria. Mãe de Deus e nossa. A devoção a Nossa Senhora das Dores possui fundamentos bíblicos, pois é na Palavra de Deus que encontramos as sete dores de Maria: o velho Simeão, que profetiza a lança que transpassaria (de dor) o seu Coração Imaculado; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus; a Paixão do Senhor; crucifixão, morte e sepultura de Jesus Cristo.  Nós, como Igreja, não recordamos as dores de Nossa Senhora somente pelo sofrimento em si, mas sim, porque também, pelas dores oferecidas, a Santíssima Virgem participou ativamente da Redenção de Cristo. Desta forma, Maria, imagem da Igreja, está nos apontando para uma Nova Vida, que não significa ausência de sofrimentos, mas sim, oblação de si para uma civilização do Amor. 
Aqui em nossa paróquia temos a Comunidade da Chã do Vento que é dedicada ao patrocínio de Nossa Senhora das Dores, por esta razão nesse último final de semana celebrou-se a festa de Nossa Senhora, sendo a mesma precedida de um tríduo preparatório. A capela este ano passou por reformas, pois foi realizada uma revisão nas madeiras do telhado e colocou-se o foro de PVC, deixando a capela mais limpa, acolhedora e bonita para as celebrações eucarísticas na comunidade.
Muitas pessoas participaram desta linda festa e o nosso pároco sempre muito feliz nos incentivando para vivermos o Santo Evangelho, a exemplo de Maria Santíssima, a nossa Mãe das Dores. 
Vejamos algumas fotos desta linda festa em honra a Mãe de Jesus: