quinta-feira, 30 de junho de 2011

Missa da Graça e Abertura do Tríduo do Sagrado Coração de Jesus

Hoje em nossa paróquia aconteceu a Celebração da Missa da Graça, que foi presidida pelo amigo e irmão Padre André Carlos da Silva (Pároco da Paróquia de São José - Surubim). Esta Santa Missa contou com a participação de muitas pessoas de várias comunidades de nossa cidade, pois hoje também deu-se início ao Tríduo em preparação para a festa em honra do Sagrado Coração de Jesus, cuja devoção é muita forte em toda a nossa paróquia.
Toda a Igreja reunida louvou o nosso Deus Todo Poderoso e agradeceu a Ele por muitas graças que são derramadas sobre cada um de nós todos os dias de nossa vida. Com muita alegria e emoção todos entoavam os cantos de louvores e adoração ao Santíssimo Sacramento, que é a presença real e divina do Senhor Jesus Cristo no meio de seus filhos e filhas, formando assim, a Santa Igreja de Cristo.
Vejamos as fotos desta linda Celebração Eucarística.




















A Diferença de Provação e Tentação

Precisamos entender que a provação é uma situação de aflição e sofrimento. Esse aspecto é tratato em Tiago 1, 3. Quando falamos desse assunto [provação], estamos tocando na origem, falando daquele de quem vem a ação. Somente Deus nos prova na intenção de nos fazer alcançar uma fé madura e, diante dessa dimensão, vamos perceber que a provação contempla fins que nos leva à perfeição. Entretanto, podemos correr o risco de, diante de uma provação, cair num sentimento de revolta contra Deus. Há necessidade de aproveitar desse momento [de provação].
Enquanto que a tentação tem origem no demônio. É uma atração para fazer o mal no intuito de buscar o prazer, egoísmo ou o lucro. Há situações de tentação que são culpa de nossa própria concupisciência. São as nossas tendências que nos levam à decadência que o tentador deseja: o afastamento de Deus.
Como instrumento contra a tentação precisamos rezar, estar vigilantes para que a graça venha em favor daqueles que são tentados. É tambem nosso dever socorrer aqueles que caem envolvidos pelas armadilhas do tentador. Ainda assim, na tentação podemos aprender a partir de nossos limites, das nossas fraquezas e assumir cada vez mais nossa dependência de Deus.

Extraído do site: www.cancaonova.com

quarta-feira, 29 de junho de 2011

São Pedro e São Paulo

Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.
Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.
Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.
Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação. Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".

Em nossa cidade todos os anos durante os festejos de São Padro e São Paulo realizam a maior girandola rasteira do mundo, isto é, são fogos e bombas que são colocados na rua seguindo um rastilho de polvora. Muitas pessoas participam deste momento em meio as ruas do centro da nossa cidade. Depois desta girandola os Bacamarteiros dão tiros com as suas armas (riunes) em frente a Igreja Matriz de São Sebastião homenageando à São Pedro no dia dedicado a ela.
Vejamos as fotos deste festejo tradicional de nosso povo:














 

domingo, 26 de junho de 2011

Festa de São João Batista - Padroeiro da Cohab

Neste último dia 24 de junho de 2011, aconteceu a tradicional Festa do Padroeiro da Comunidade da Cohab, em honra à São João Batista. A procissão do andor a imagem do glorioso São João Batista, percorreu várias ruas do bairro da Cohab e foi acompanhada por muitas pessoas da comunidade e de outras comunidades da nossa paróquia. A Celebração da Santa Missa foi presidida pelo nosso pároco Padre Joaquim Neto, foi um momento de profunda devoção ao primo e precursor de Jesus, o profeta João que clamava no deserto para que todos se convertecem e fossem batizados.
Toda a comunidade reunida na presença do nosso Deus Altíssimo, louvava e glorificada ao Senhor Jesus Cristo pelo verdadeiro testemunho de vida o qual São João Batista deixou pra toda a Igreja no mundo inteiro.
Foi apresentada a Comissão da Festa deste ano ao qual foram feitos os agradecimentos pela organização desta festa e também foi apresentada a Comissão do próximo ano de 2012, o qual serão os responsáveis pela organização da próxima festa em honra ao glorioso profeta São João Batista.
Vejamos as fotos deste lindo momento: