terça-feira, 14 de dezembro de 2010

3º Domingo do Advento

Estamos celebrando o 3º domingo do Advento. Ele é chamado "Domingo daalegria". A comunidade cristã é convidada a se alegrar com o ApóstoloPaulo que diz: "Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo:alegrai-vos! O Senhor está perto" (Fl 4,4s). As Leituras bíblicas, deste domingo, é um convite muito forte para a alegria, porque oSenhor, que esperamos, já está conosco e com ele preparamos o Adventodo seu Reino.
O profeta Isaias (Is 35,1-6.10) convoca o povo, exilado na Babilônia,a renovar a esperança em Deus libertador. Ele procura despertar a esperança e fortalecer o ânimo de um povo que atravessava um dos piores períodos de sua história: Jerusalém e o templo destruídos; com a deportação para o exílio o povo foi ficando sem terra, sem identidade, sem o amor e a aliança de Deus, sem o templo... enfim sem "nada". Mesmo diante destas ruínas, o profeta fala que o deserto vai florir, que a tristeza vai dar lugar à alegria, o medo dará lugar à luz. Ele libertará os cegos, os coxos, os mudos de suas doenças... E afirma: "os que o Senhor salvou voltarão para casa". É a alegria da volta à Pátria, da saúde readquirida, da liberdadereconquistada. É a festa da intervenção do Deus que salva.
No Evangelho encontramos a pessoa de João Batista. Na prisão e ouvindo falar das suas ações, ele manda alguns de seus discípulos perguntar a Jesus se é ele o que há de vir ou se é necessário esperar um outro (vv. 2-3). Ele não responde à pergunta. Ao contrário, faz um apelo ao discernimento com base no que é possível ouvir e ver (vv.4-5). A presença do reino no meio das pessoas é questão de discernimento. Só quem "ouve" e "vê" as obras de Jesus será capaz de perceber que ele é o Messias. Ninguém fica dispensado desse discernimento, nem mesmo profetas da categoria de João Batista.
Jesus retoma, amplia e realiza o sonho do profeta (Is 35,5-6): "os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a "boa nova" (Is 35,5). Pela interpretação das obras é que se chega à descoberta de quem é Jesus e constata-se que não é preciso esperar outra pessoa, porque nele o reino já está presente, privilegiando aqueles que a sociedade colocara à margem da vida. Defato, cegos, paralíticos, leprosos, surdos, mortos e pobres são preocupação constante de Jesus e mostra a João que a partir das suas obras inauguram a era messiânica, mas sob a forma de atos de salvação, não de violência e castigo. Assim Jesus dá um profundo testemunho de João Batista. Ele: não é um CANIÇO que verga conforme o vento, não é um pregador oportunista que se adapta conforme a situação, não é um CORRUPTO que vive na fortuna e no luxo... Mas ele é muito mais que um PROFETA... "É o maior dos nascidos de mulher". E acrescenta: "No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele" (Mt 11,11). Os que já pertencem ao Reino transcendem àqueles que os precederam e prepararam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário