segunda-feira, 17 de maio de 2010

Padres: Homens Necessários


Outro dia li num folhetim que recebi do CENTRO DE PASTORAL POPULAR este título: PADRES, HOMENS NECESSÁRIOS. Na verdade, esta é uma afirmação do Papa João Paulo II, quando falava ao clero de Roma em novembro de 1978.
Magníica, forte e intrigante expressão: "Padres, Homens necessários." Permitam-me, discorrer um pouco mais. Não que falte alguma "letra' naquilo que o Papa pronunciou; mas como "homem necessário" que sou, sinto que o desejo e a obrigação me impelem a ir além. Porque quando alimento este desejo estou sempre no aguardo de saborear o novo, o belo, o mistério do não dito.
O padre é homem necessário! Necessário aos homes, à humanidade! Não como aquele que trabalha meio período. Como "funcionário do Sagrado". Mas como quem dá testemunho. Testemunho que faz criar laços de vida no emaranhado de teias que se encontram tantas vidas.
Penso que ser PADRE NECESSÁRIO é também ser ponte. É ser necessário para RELIGAR, UNIR, RESTAURAR O QUE ESTÁ DANIFICADO. Quantas são as vidas que estão desligadas de significado? Afastadas de onde nunca deveriam ter saído? Quebradas na sua dignidade?
Quantas pessoas se reencontram e se reconstroem a partir de um abraço, de uma palavra bendita, de uma presença,de um testemunho, por meio de um gesto solidário, de uma celebração restauradora. Não pelos méritos do sacerdote, mas pelos de Cristo. Não pela sua voz, mas pela de Cristo. Não pelas suas mãos, mas pelas de Cristo.
Por nós mesmos não seríamos nada. Já dizia Madre Tereza de Calcutá:
" Não sou nada, sou apenas um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja. Por mais imperfeitos que sejamos, Ele escreve magnificamente">
Não é bonito pensar o Sacerdócio assim também, irmãos?! Agora, se está parecendo ao mundo que não somos necessários "isso significa que devemos começar a dar um testemunho mais claro". Só então tomaremos consciência de quanto o mundo precisa de nós.
Escrito por: Padre Fernando Nivaldo Batista - Coordenador da PASCOM na Diocese de Nazaré

2 comentários:

  1. Muito bem elaborado este artigo ta de parabéns Pe.Fernando!

    ResponderExcluir
  2. “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir” (Mt 20,28). Por isso JESUS elege os sacerdotes para representá-los fazendo com que ele se torne novamente presente. Padres: Homens Necessários.

    ResponderExcluir