sexta-feira, 22 de abril de 2011

Quarta-feira Santa - Procissão do Encontro

Na quarta-feira Santa, à noite, existe uma tradição muito antiga e comovente que se faz na maior parte das cidades do interior do Brasil. É a procissão do encontro entre Nossa Senhora das Dores e o Bom Senhor Jesus dos Passos. As Mulheres fazem uma procissão carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores, com cantos penitenciais, com as figuras bíblicas das “mulheres piedosas”: Verônica, que teria enxugado o rosto ensangüentado de Jesus numa toalha, na qual ficou estampada a sua face; Maria Madalena e outras mulheres que acompanharam a caminhada de Jesus para o Calvário.
Outra procissão é feita só pelos homens, que carregam a imagem do Senhor dos Passos, figura de Jesus Cristo coroado de espinhos, ensangüentado, escarrado e carregando uma cruz às costas. Em determinado local se dá o encontro. Um pregador faz a dramatização da cena, recordando o que aconteceu na Sexta-feira Santa. Faz um apelo à conversão, recorrendo à dramaticidade da dor de Nossa Senhora e das Dores e sofrimentos de Jesus. o sermão tem o costume de ser mais exortativo. 
Em nossa comunidade paroquial esta procissão foi realizada pelas ruas de nossa cidade, onde muitos fiéis participaram. No momento em que as imagens se encontraram todos os presentes cantaram o Pranto de Nossa Senhora das Dores, logo após cantar o Pranto, as imagens foram conduzidas para o interior da Igreja Matriz. A celebração da Santa Missa foi realizada pelo irmão e amigo, o Padre Tadeu (Residente na Paróquia de São Vicente Férrer). 
Vajam as fotos:














Nenhum comentário:

Postar um comentário