terça-feira, 26 de abril de 2011

Celebração da Vigília Pascal

"Segundo uma antiqüíssima tradição, esta é a noite de vigília em honra do Senhor (Ex 12, 42). Os fiéis, tal como recomenda o evangelho (Lc 12, 35-36), devem asemelhar-se aos criados, que com as lâmpadas acesas nas mãos, esperam o retorno do seu senhor, para que quando este chegue os encontre velando e os convide a sentar à sua mesa" (Missal Romano, pg 275).
Esta Noite Pascal tem, como toda celebração litúrgica duas partes centrais:
- A Palavra: Nesta celebração as leituras são mais numerosas (nove, ao invés das duas ou três habituais).
- O Sacramento: Esta noite, depois do caminho quaresmal e do catecumenato, celebra-se, antes da Eucaristia, os sacramentos da iniciação cristã: o Batismo e a Crisma.
Assim, os dois momentos centrais se revestem de um acento especial: se proclama na Palavra a salvação que Deus oferece à humanidade, atingindo o ápice com o anúncio da ressurreição do Senhor.
E logo celebra-se sacramentalmente esta mesma salvação, com os sacramentos do Bastismo, da Crisma e da Eucaristia. A tudo isso também antecede um especial rito de entrada constando do rito da luz, que brilha em meio à noite, e o pregão Pascal, lírico e solene.
Em nossa paróquia a Solene Celebração da Vigília Pascal teve início às 20:00h e foi presidida pelo Padre Antonio Inácio (Vigário Geral da Diocese de Nazaré). Foi uma celebração belíssima, pois tudo ocorreu na mais perfeita organização litúrgica. Todo o povo de Deus presente entoava os Salmos que foram cantados com muito entusiasmo e alegria, foi um verdadeiro júbilo por causa da ressurreição de Jesus, o nosso Deus.
Vejam as fotos deste lindo momento:  















Nenhum comentário:

Postar um comentário