domingo, 25 de julho de 2010

São Joaquim e Sant`ana, pais de Maria e avós de Jesus

Dia 26 de julho é dedicado aos avós de Jesus, Joaquim e Ana, pais de Nossa Senhora.É difícil relatar com fidelidade a história deste casal escolhido por Deus para gerar a mais especial de todas as mulheres, Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe celestial! Os estudiosos e historiadores, afirmam com base em documentos antigos, que Joaquim, cujo nome vem do hebraico e significa: preparação de Javé era um homem de posses, descendente direto do rei Davi e parente próximo de São José, que veio a ser esposo de Maria e pai terreno de Jesus.
Joaquim pode servir de exemplo para os esposos de hoje, por amar Ana com tal zelo que suportou por 40 anos toda espécie de humilhações por sua esposa não poder dar-lhe filhos.
Era ponto de honra, na época, um homem possuir herdeiros e uma esposa fértil. Considerada infértil Ana fazia recair sobre o esposo a vergonha e o estigma de ser amaldiçoado por Deus. Por ser um homem de oração e temente a Deus, sempre fazia ofertas no templo, e como possuía muitos rebanhos, levou uma novilha ao sacerdote, mas este, considerando a oferta vinda de mãos indignas não a aceitou.
Em profunda tristeza, São Joaquim retirou-se para o deserto por 40 dias para orar, jejuar e fazer penitência, rogando a Deus um filho, um milagre!Fez o que hoje Maria nos pede em Medjugorje (oração, jejum, penitência) e pela sua fé, Deus enviou-lhe um anjo que o avisou que já poderia retornar à sua casa porque lhe seria concedido um (a) filho (a) como benção do Senhor! Ana, cujo nome também vem do hebraico e significa graça, angustiada pelo sumiço do marido, rezou a Deus implorando que a fizesse fértil a fim de retirar a humilhação que pesava sobre o esposo tão bondoso e amado por ela.
Viu também um anjo que a disse que teriam um (a) filho (a) e este (a) seria honrado (a) e louvado (a) em todo o mundo! Ela respondeu: “Se Deus vive e se eu conceber um filho ou filha, será um dom do meu Deus e eu servirei a Ele toda a minha vida!”. Ana já tinha 39 anos, idade avançada para uma primeira gravidez, mas, Deus a abençoara. Já não suportava mais as cobranças e humilhações até mesmo por parte de seu Pai, um judeu chamado Akar que tinha vindo morar em Nazaré com ela e sua mãe.
Quando Maria nasceu era dia 5 de agosto. Essa data foi dita por Nossa Senhora aos videntes também em Medjugorje durante uma aparição, em agosto de 1984. Nessa ocasião disse que faria 2000 anos e que gostaria que fizessem um tríduo de orações pelas suas intenções antes do dia 5. Pediu que rezassem terços. Portanto, este ano Maria Santíssima fará 2023 anos. Com a idade de 3 anos ,Sant’Ana levou sua filha Maria ao templo,como prometera a Deus e lá a mesma permaneceu até a idade de 12 anos.
O nome Maria, também de origem hebraica significa: senhora da luz. São Joaquim e Santa Ana viveram até que vissem o nascimento de Jesus e o avô faleceu logo após a apresentação do neto ao templo com 12 anos. Há muitas lendas e especulações a respeito dos citados santos. Sant’ Ana, e por muitas vezes confundida com a filha Maria, por sua imagem assemelhar-se a de Nossa Senhora aparecendo em Paris-França (onde se apresentou com o título de Nossa Senhora das Graças), à Santa Catarina Labouré, sentada na famosa poltrona da capela do convento das Filhas de Caridade, da Rue du Bac (onde também nos presenteou com a medalha milagrosa, sinal de fé através da qual Maria nos oferece abundantes graças).Maria descende de uma família santa, exemplo de fé, oração, paciência e amor a Deus. É no seio desta família que são alicerçadas suas conhecidas virtudes.
Reze hoje por seus avós, se já partiram desta vida, ofereça-lhes uma missa, se estão pertinho de você, aproveite para dizer-lhes que os ama e peça à Deus que derrame sobre eles Suas graças e que possam preparar-se para um futuro encontro com Deus,fim dos que crêem e dos que não crêem.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário