terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora são Recebidos com Festa na Diocese de Nazaré

Um dia inesquecível. Assim foi o último domingo (15) para a Diocese de Nazaré, quando milhares de fiéis se reuniram para acolher a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que estão percorrendo dioceses de todo o país como uma forma de preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2013, que será realizada no Rio de Janeiro. O sol ainda nem tinha nascido e alguns jovens da Diocese localizada na zona da mata norte de Pernambuco já estavam na estrada para receber, no Aeroporto Internacional de Recife, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, que no dia anterior estavam na Canção Nova, em São Paulo.
Após a chegada dos símbolos da JMJ, o destino foi o distrito de Guadalajara, no município de Paudalho, onde o bispo diocesano, Dom Severino Batista de França, já aguardava com muitos fiéis para a acolhida da Cruz e do Ícone no território diocesano. Em seguida, uma carreata foi formada, rumo a Nazaré da Mata, onde a grande recepção aconteceu. Antes da chegada à sede da Diocese, porém, a Cruz e o Ícone foram acolhidos por fiéis nos municípios de Paudalho, Carpina e Tracunhaém.
Para o jovem Josinaldo Tavares, que participa da Comunidade Crux Sacra, no município de Itambé, ter participado da acolhida da Cruz e do Ícone de Maria foi uma motivação a mais para participar da Jornada Mundial da Juventude 2013. "É uma experiência de fé que não dá para explicar, a emoção é muito forte e a energia da juventude é muito intensa. Hoje eu tenho certeza de que vou para a Jornada Mundial no Rio de Janeiro", disse.
Após a chegada em Nazaré, jovens se reuniram em caminhada e levaram os símbolos à quadra do Colégio Santa Cristina, onde foram realizados momentos de louvor, festa e oração. Durante todo o dia, pessoas de todas as idades se reuniram para celebrar a recepção dos símbolos da JMJ.
Para o jovem Samuel Azevedo, do município de Limoeiro e integrante do Treinamento de Liderança Cristã (TLC), a Cruz deve ser vista pelos jovens como sinônimo de libertação. "Esta Cruz não é um sinal de condenação, mas um sinal de salvação. Um evento como este, reunindo tantos jovens mostra para nós o poder de libertação desta Cruz", afirmou.
O coordenador do evento e do setor Juventude da Diocese de Nazaré, Padre Severino João da Silva, ressaltou que receber a Cruz da Juventude na Diocese é um momento de restauração e graça. "Esta Cruz que hoje temos aqui já percorreu vários países, chegou ao Brasil no dia 18 de setembro de 2011 e percorrerá todas as dioceses do país sendo fonte de muitas bênçãos, graças e libertação, assim como foi por onde já passou", comentou. No final da tarde, pessoas vindas das 38 paróquias da Diocese de Nazaré se encontraram na Praça da Catedral, onde aconteceu a celebração da Missa Solene e o show com Padre Antônio Maria. Durante a Santa Missa, o bispo diocesano Dom Severino Batista de França ressaltou a importância do empenho da juventude na luta pela paz. “Queremos que a paz chegue a todos os lugares desta diocese e vocês, jovens, serão discípulos da paz”, conclamou. Após a realização do show, os fiéis se despediram da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, que foram enviados para a Arquidiocese de Olinda e Recife.





Nenhum comentário:

Postar um comentário