domingo, 8 de agosto de 2010

Artigo do Padre Fernando sobre o Mês Vocacional

Já iniciamos o mês vocacional. Agosto é tido como o "Mês das vocações".  Sabemos que vocação é chamado. Logo, para todo chamado requer-se um resposta para um possível encontro. A partir desta introdução, podemos adentrar na perspectiva daquilo que o Papa Bento XVI recorda no documento de Aparecida: "A experiência cristã nasce do encontro".
Amigos(as), vamos pensar VOCAÇÃO como chamado para todos. Interessante quando chega o mês vocacional muita gente quer intrevistar o padre, a freira com a pergunta inevitável:
" Como nasceu sua vocação?" Quais de nós consagrados já não fomos indagados com esta pergunta? no entanto, poucas são as vezes ou quase nunca  é feita, por exemplo a casais, pais e mães de família.
Não podemos esquecer que a "experiência cristã nasce do encontro." Encontro com Deus, com  os outros e consigo mesmo. Ser padre é vocação, ser freira, ser pai, ser mãe, ser esposo, ser esposa também. Afinal, todo Homem é chamado a desenvolver-se porque toda vida é vocação. Estas experiências nascem do encontro entre pessoas. Encontrada, a pessoa se sente chamada a responder aos anseios daquele que chama.
Penso que ser Sacerdote é dever de todos nós. todos somos chamados ao Sacerdócio em Cristo. Num conceito simples eu vejo o Sacerdote como aquele que recebeu a responsábilidade de cuidar daqueles a ele confiados. "Quem ama cuida"! Não é este um conhecido e verdadeiro  ditado?! Portanto, aquele que é infiel, seja quem for, está sendo infiel a Deus, a si próprio e aos outros.
Certo dia li um livro que continha  um pensamento do Pe. Jesús Hortal,SJ :
"A vocação não retira o Homem do mundo, mas o coloca de uma maneira diferente". Devemos nos esforçar sempre para que esta frase seja uma "máxima"na nossa vida. Colocar-se de maneira diferente neste mundo! É pra isso que Deus nos chama: pra ser um diferencial. Num momento em que a Igreja, a família, a sociedade passa por uma forte crise existêncial, somos chamados a devolver a todos que necessitem a sua verdadeira e essencial identidade.
Muitos devem conhecer o livro do Pe. Fábio
"QUEM ME ROUBOU DE MIM?" Ao ler este livro, que aliás recomendo, percebemos que hoje temos uma sociedade que nos rouba de nós mesmos, que nos sequestra, que nos põe no cativeiro de nossos medos. Porém, ainda acredito em tantas VOCAÇÕES/CHAMADO, em tantos homens e mulheres que têm a capacidade(chamo de GRAÇA), de devolver às pessoas tudo o que delas foi tirado, têm a capacidade de ser ponte(Cf. o artigo "Padres, homens necessarios"). E temos a oportunidade de vivenciar tudo isso quando permitimos que nos vejam como SACERDOTE "O humano de Deus". E precisamos sê-lo.
Bonito, simples, porém profundo, é olhar para a vida do Cura D'arns. Padre simples, mas viveu o verdadeiro sentido do sacerdócio:
"O AMOR DO CORAÇÃO DE JESUS".
O Papa, no encerramento do Ano Sacerdotal na Praça de São Pedro, pronunciou estas palavras: " Deus se vale de um Homem com suas limitações, para estar, através dele, presente entre os homens e atuar em seu  favor. Esta audácia de Deus, que se abandona nas mãos dos seres humanos; que, embora conhecendo nossas debilidades, considera os homens capazes de atuar e apresentar-se em seu lugar, esta audácia de Deus é realmente a maior grndeza que se oculta na palavra'SACRDÓCIO'. (Bento XVI, homilia de encerramento do Ano Sacerdotal, Roma, 11/06/2010).
Que possamos sempre atender ao chamado propsto por Deus, a fim de que nos encontremos n'Ele e façamos acontecer na vida do mundo a comunicação que se estabelece nos reencontros da vida, e no outro ter a possibilidade de descobrir que somos vocacionados do Pai.
ASSIM SEJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário