segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Papa Bento XVI Exorta Católicos a Rezarem o Terço Todos os Dias

Papa realça importância da oração do Rosário para o catolicismo, no mês que a Igreja dedica especialmente a Maria. Bento XVI encorajou os católicos a rezarem o terço todos os dias.
O núcleo do terço, correspondente a uma terça parte do Rosário, consiste na recitação de cinco conjuntos de 10 “ave-marias”.
O Rosário, invocação “tão querida à tradição do povo cristão”, é uma “arma espiritual”, sublinhou Bento XVI, que fez votos para que “a meditação da vida de Jesus e Maria” proporcionada por aquela oração conduza à “renovação espiritual” e à “conversão do coração”.
“Convido-vos, caros jovens, a fazer do Rosário a vossa oração de cada dia. Encorajo-vos, caros doentes, a crescer, graças à recitação do Rosário, no abandono confiante nas mãos de Deus. Exorto-vos, caros novos esposos, a fazer do Rosário uma constante contemplação dos mistérios de Cristo”, disse Bento XVI.
O Rosário surgiu no século XII como substituto das preces e leituras da Liturgia das Horas para os monges iletrados, com as suas 150 ave-marias a corresponderem aos 150 sal­mos da Bíblia. A oração foi divulgada por São Domingos e pela congregação religiosa por ele fundada, a Ordem dos Pregadores, também conhecida por Dominicanos.
Cada uma das cinco séries de ave-marias que compõem o terço é introduzida pela enunciação e meditação de um episódio da vida de Cristo, seguida da oração do Pai-Nosso, terminando com o “Glória”, louvor que invoca a Trindade, isto é, Deus Pai, Filho (Jesus) e Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário