quarta-feira, 16 de junho de 2010

Encontro do Papa com os Sacerdotes de Todo o Mundo

Os sacerdotes hoje, em geral, encontram-se sobrecarregados de trabalho. Muitos dirigem várias paróquias ao mesmo tempo, as dificuldades aumentam e o contexto social não ajuda. Como fazer? Esta foi a primeira pergunta – vinda do Brasil – feita ao Papa Bento XVI durante a Vigília de Oração realizada na Praça de São Pedro, no encerramento do Ano Sacerdotal.
 “Com toda a boa vontade, tentamos enfrentar as necessidades de uma sociedade muito transformada, já não mais inteiramente cristã, mas percebemos que nosso ‘fazer’ não é suficiente”, disse o Pe. José Eduardo Oliveira e Silva, em nome dos sacerdotes da América.
O Papa admitiu que hoje é muito difícil ser pároco, também e sobretudo nos países de antiga cristandade.
 “As paróquias são cada vez mais extensas, unidades pastorais... É impossível conhecer todos, é impossível fazer todos os trabalhos que são esperados de um pároco”, acrescentou.
O Pontífice quis dar alguns conselhos aos presbíteros. O primeiro foi a doação total, assim como, o Patrono de todos os padres, São João Maria Vianney que foi fiel ao anúncio do Evangelho e a pessoa do Senhor Jesus Cristo, e por esta causa se doou sem medidas. Que São João Maria Vianney interceda a Jesus por cada um dos nossos sacerdotes.
“Se os fiéis veem que o sacerdote não realiza apenas um ofício, horas de trabalho, e depois está livre e vive só para si mesmo, mas sim que é um homem apaixonado por Cristo”, portanto, todos os fiéis devem juntamente com os seus párocos trabalhar pelo serviço ao Reino de Deus.
Bento XVI concluiu animando os presentes: “Sei que há muitos párocos no mundo que realmente oferecem todas as suas forças pela evangelização, pela presença do Senhor e dos seus sacramentos. A estes párocos fiéis, que trabalham com todas as forças da sua vida, do nosso ser apaixonados por Cristo, eu gostaria de dizer um grande ‘obrigado’ e que Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário